Pólo São Gabriel

Blog destinado a disseminação de assuntos sobre o Esporte dos Reis na Terra dos Marechais

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Resultado do Torneio Internacional de polo "CIDADE DE URUGUAIANA"

Na manhã do último dia 20 de novembro, ocorreu a cerimônia de premiação do Torneio Internacional de Polo Cidade de Uruguaiana – Edição Especial Coronel Castilho 2011. 
O Torneio Internacional de Polo Cidade de Uruguaiana teve a participação de 16 equipes do Brasil, Uruguai e  Argentina, devido a importância dada ao mesmo por ocasião da inauguração do Campo de Polo Cel Castilho, um dos melhores e maiores jogadores de Polo de nosso País. 

PREMIAÇÃO
Na categoria 2 gols modalidade handicap a vice-campeã foi a Equipe Monte Carlo de Uruguaiana, composta por Edson Mainardi, Rafael Oliveira, Luiz Felipe Mainardi e José Fernando Rocha. A Equipe Campeã da categoria 2 Gols Modalidade Handicap foi a Equipe La Harmonia/Amatista composta pelos jogadores Ricardo Antola, Miguel Quadros, Alvaro Giudici e Gonzaga.
 
A Equipe La Fé composta pelo Exmo Sr Gen Bda Luiz Claudio Cyrillo (Cmt 2ª Bda C Mec), Nicolas Silva, Sargento Jolnei, Capitão Curto e Tito Silva foi a vice-campeã da categoria 2 gols modalidade aberto. Nesta categoria a campeã foi a Equipe Centauro formada por Heron Rassier, Eduardo Camargo, Capitão Silva Moreira, Pavão e Thiago Freitas. Nicolas Silva da Equipe La FÉ/CMU foi o goleador da categoria 2 gols com um total de 15 gols. 

50 anos de Polo
Na categoria 8 gols modalidade Handicap o vice campeonato ficou com a Equipe Boa Vista/Conde de Porto Alegre, composta por Flavio Castilho, Major Diel, Tenente Henry, André Diel e Tenente Irion. A campeã desta modalidade foi a Equipe Formosa de Bagé, com os jogadores Guilherme Lins, Ronaldo Cantão, Aloisio Cantão e Fernando Delabary. 

A vice campeã da categoria 8 gols modalidade Aberto foi a Equipe Boa Vista de Uruguaiana composta por Juraci dos Santos, Joaquim Falcão, Gabriel dos Santos e Eduardo Camargo. A campeã da categoria 8 gols modalidade Aberto foi a Equipe Três Fronteiras de Uruguaiana, formada por Kelven Martini, Edson Mainardi, Augusto Faria e Ringo Tellechea . O goleador nesta categoria foi Kelven Martini com 18 gols marcados. 
Polo ByNight
Luiz Felipe Mainardi recebeu uma lembrança como revelação do evento. Os tratadores da Equipe Três Fronteiras: Evilazio, Alex, Rodrigo, Alan, Guilherme, Edigar, Franssuá, receberam lembranças como forma de reconhecimento e agradecimento ao trabalho realizado durante o torneio. O encerramento do Torneio Internacional de Polo Cidade de Uruguaiana ocorreu com um coquetel de confraternização e uma homenagem a Família do Cel Castilho. 

Campo Cel Castilho
Durante o torneio diversos eventos abrilhantaram o fim de semana. A festa Polo By Night mais uma vez proporcionou ao publico deiversão com musica de qualidade, acompanhada da tradicional cervejaria Provincia. A reinauguração da placa em comemoração aos 50 anos de polo do Sr Pito Tellechea. A inauguração do campo de polo "Cel Castilho" como justa homenagem àquele que por tantos anos se dedicou de forma incomparavel a este esporte.

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIA-LAS.


Cap Costa Jr




Inauguração do Campo
9ºRCB x CMU




Batismo do Novo Jogador

Aloisio Cantão

9ºRCB



Nicolas Silva
Ten Henry


Cel Pedroso

Cap Soeiro

Ten Romulo e Ricardo Antola





Miguel Quadros





sábado, 12 de novembro de 2011

Histórico do polo em Bagé

Hoje dou inicio a uma serie de Posts que resgatarão a mémória do polo Gaúcho. Na América do Sul o Pólo, na segunda metade do século XIX entra, inicialmente, na Argentina através dos ingleses construtores das estradas de ferro na região do Pampa, sendo praticado nas estâncias. No Rio grande do Sul, existem informações que os fuzileiros navais ingleses e construtores de ferrovias introduziram o pólo na região de Itaqui na primeira década do Século XX, sendo esta pratica adotada na instrução de equitação pela maioria dos regimentos de cavalaria, que guarneciam as fronteiras meridionais do Brasil, de Jaguarão a Itaqui. Com a ajuda de cada clube de polo da FGP estarei postando as informações prestadas para refrescar a memória dos mais antigos e enriquecer a cultura dos mais novos. Desde já agraceço àqueles que me enviaram seus históricos. Inicianmos então com:


HISTÓRICO DO POLO DE BAGÉ.

Em Bagé, o primeiro registro de uma partida de pólo aconteceu em 1922, no 12º Regimento de Cavalaria Independente. Na década de 30 temos registro de partidas de pólo na Estância São Francisco de Belisário Sarmento (jogador). Nas décadas de 40,50 e 60 o polo militar em Bagé possuía equipes competitivas que foram campeãs divisionárias e campeã nas famosas competições eqüestres militares das copas Charruas e Minuanos.
Em 1968 a 3º Divisão de Cavalaria (3ºDC) com seu Quartel General em Bagé foi mecanizada e tornou-se a 3º Brigada de Cavalaria Mecanizada. O 12º Regimento de Cavalaria (nosso querido 12) foi transformado em Batalhão Logístico, rompendo a história da Cavalaria hipo, pois ficou sem o herdeiro motorizado. Frente a está situação o cavalo foi desaparecendo neste cenário e ao cessar do clarim de debandar da última formatura do Regimento, com a tropa á pé com o cavalo à mão desencilhado, a pretexto de fortalecer o espírito blindado, selas e obstáculos foram queimados na carriere, cavalhada vendida ou transferida para outras unidades hipomóveis, campo de pólo transformado em campos de futebol, Picadeiro em oficina, rapidamente, antes que alguém tivesse a infeliz idéia de montar um centro hípico. Cavalo era ultrapassado, sua legenda, tradição e ensinamentos deveriam ser apagados da memória de Bagé.
O pólo foi banido de Bagé e caiu nas trevas do esquecimento por alguns anos. Porém esta terra nasceu à cavalo. Bastou que 2 cavalarianos da velha hipo, viessem servir em Bagé em 1977: General Ernani Correia e o Coronel Jacson Bayard (Major) para ressuscitar o Pólo com a gurizada campeira de Bagé. (Fernando Adauto, Paulo Sergio Brasil, Mario Belmonte Moglia (Mariozinho), Gilberto Loureiro de Souza (alemão), Nei Brasil (bugiga), Manuel Germano Sá(manecão), Antonio Braga Sá (dos jogadores novos o mais experiente tinha sido R2 de cavalaria) e tantos outros. O Mariozinho emprestou um potreiro da estância do Sr. Mario Móglia, junto ao Frigorífico (CICADE), que tinha uma várzea e ali fizeram nosso campo de pólo e cada um trouxe de 2 a 4 cavalos de tropilha das estâncias (os mais corredores e bons de boca). Material de Pólo completo no inicio só os 2 militares tinham, mas isso não impedia de jogar desde que alguém emprestasse um taco e a cada treino convidávamos novos companheiros.
No ano de 1979 através de uma iniciativa dos jogadores civis e com o apoio decisivo de Paulo Sergio Brasil (jogador e secretario municipal) e do General Ernani Correia (comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada) foi construído o primeiro campo de pólo no Campo de Instruções de Bagé (antiga invernada do 12º RC), sendo criado o Departamento de Pólo do Circulo Militar.
            Em 1981 foi realizado o 1º Campeonato de Pólo de Bagé, com a participação de equipes de São Gabriel, Jaguarão, Porto Alegre, Quarai, Uruguaiana e Melo (ROU). A partir desta data, com pequenas interrupções, têm sido realizados, anualmente, campeonatos intermunicipais e alguns internacionais em nossa cidade.
            Com a vinda do General Luis Felipe Medicis Candiota para o comando da 3ª Brigada de Cavalaria em 1994, foi possível a construção do segundo campo de pólo no Departamento de Pólo do Círculo Militar.
Após o período do General Candiota, tivemos períodos de desenvolvimento do pólo em Bagé com participações e vitórias de equipes bajeenses nos campeonatos previstos nos calendários da temporada de outono e de primavera, segundo, a Federação Gaúcha de Pólo.
2008 foi um ano que marcou a renovação de jogadores com a escolinha de pólo de iniciativa de Aloísio Cantão, onde surgiram novos jogadores aumentando o efetivo de participantes e equipes em Bagé (Carlos Eduardo Lamego, Rodrigo Salis, Tiago Salis e Felipe Brasil).
2009 foi marcado pela realização da 1ª Mostra de Cavalos de Pólo de Bagé durante a Exposição feira de Bagé com a participação de criadores de Uruguaiana, Lavras, Bagé e São Gabriel, onde foi apresentada a criação de cavalos de pólo da metade sul (mercado promissor para abastecer São Paulo e a Europa frente à demanda mundial que cresce a cada ano).
2009, 2010 e 1º semestre de 2011 tiveram como fato marcante a vinda de europeus (alemães e austríacos) para iniciar a jogar pólo ou melhorar seu desempenho com aulas e praticas ministrada por Raphael Oliveira (mentor desta iniciativa), concluindo com um torneio interno, onde os convidados são distribuídos nas equipes de Bagé (Copa Aquéchua).
Em novembro de 2010, também, foi realizado em Bagé o primeiro campeonato de médio Handicap (10 gols) com a participação de profissionais de São Paulo e de Uruguaiana.

Jogadores de pólo de Bagé na atualidade:
Carlos Eduardo Lamego, Eduardo Lamego, Fernando Delabary, Silva Moreira, Juliano Cordeiro, Cláudio Romeiro, Heron Rasier, Francisco Brasil, Tiago Salis, Rodrigo Salis, Raphael Oliveira, Flavio Cantão, Ronaldo Cantão, Aloísio Cantão, Antonio Cantão e Henrique Costa. 


                                                                        Flavio Cantão
                                                      Secretario da Federação Gaúcha de Pólo.





 




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...